1. Home
  2. »
  3. Blog
  4. »
  5. Você sabe como surgiu o Botox? A Dr. Face te conta!

Você sabe como surgiu o Botox? A Dr. Face te conta!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Você sabe como surgiu o Botox? A Dr. Face te conta!

Por incrível que pareça essa é uma história interessante e que vale a pena ser explorada. O seu surgimento aconteceu por um acaso no ano de 1820 e, no começo, não se sabia o que estava acontecendo!

Pessoas no norte da Alemanha começaram a ter alguns sintomas como visão turva, problemas intestinais, boca seca e alguns ficavam paralisados com o passar do tempo.

Com o aumento significativo de casos como esses, o médico Justinus Kerner, de 29 anos, acabou descobrindo que a “doença” provinha de uma linguiça que os pacientes comiam algumas horas antes de começarem a sentir os sintomas. Kerner dedicou então o resto de sua vida para investigar esses casos.

Com o passar dos anos ele concluiu que essa substância poderia ser inserida em determinados músculos, o que provocaria uma paralisação na região – e isso poderia ser extremamente útil no ramo da medicina.

Após 100 anos (já no século 20), cientistas descobriram que essa “doença” provinha de bactérias que se desenvolveram em ambientes com pouco oxigênio – justamente como nos da linguiça em conserva. Apelidado de Clostridium botulinum, foi popularmente conhecida de botulismo.

Com essas novas pesquisas sendo feitas, descobriram que essa bactéria interferia na comunicação nervosa com o músculo por um determinado período. O que, por estar perto da 2ª Guerra Mundial, gerou alguns rumores de que essa substância poderia ser usada como arma química pelo exército dos Estados Unidos, em função de, na sua forma mais pura, um grama de toxina botulínica poderia ter o potencial de matar 1 milhão de pessoas (se ingerido). Ou seja, a humanidade poderia ser totalmente destruída com apenas 7 kg dessa substância.

Aproveitando os estudos realizados pelos militares, pesquisadores descobriram que, ao ser injetada em músculos específicos, a substância não se espalhava pelo corpo – apenas relaxava os músculos.

Em 1960, o médico americano Alan B. Scott, em São Francisco, testou a toxina para tratar espasmos e movimentos involuntários em pacientes. O tratamento foi um sucesso! Em 1988, a tecnologia foi comprada pela Allergan, onde nomeou a toxina botulínica como Botox.

Ao ser testado pela médica Jean Carruthers para o tratamento de blefaroespasmo – caso em que as pálpebras se fecham involuntariamente – foi descoberto que além de tratar o problema, ainda deixava os clientes mais jovens. Com isso, o tratamento se popularizou mundialmente.

A popularidade desse procedimento ocorreu em função de ser uma alternativa para rejuvenescimento, antes só era possível por meio de cirurgias plásticas muito mais invasivas e que deixavam os clientes com a pele toda esticada, artificial.

Existem boatos de que pesquisadores já estão criando uma variante que não necessita de agulhas para ser aplicada, mas sim de maneira tópica em forma de pomada.

Já imaginou poder fazer o procedimento dos seus sonhos sem levar nenhuma picada? Nós estamos de olho nessa tecnologia também!

Agende a sua avaliação cortesia